Projetos - Banners

 

imagem1

botao

 

http://www.escolasdenisa.org.pt/images/desporto%20escolar.jpg

imagem6

 

Eventos Escolares

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Contador de Visitas

Localização

Projeto Erasmus+

Autour de L’ Europe des Valeurs

De 21 a 27 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Nisa recebeu um grupo de alunos e professores integrados no Projeto Erasmus+ «Le Jeu de l' Oie autour de L’ Europe des Valeurs», iniciando-se, desta forma, no nosso concelho, o segundo ano de mobilidades deste projeto.

Vieram da Bélgica, de Espanha e da Itália e trouxeram consigo a alegria e a vontade de partilhar saberes e aprender mais, sempre mais, não só em cooperação com os nossos alunos e com as famílias que, generosamente, os acolheram e apoiaram, como também, com todos os parceiros envolvidos.

Todas as atividades do programa desta mobilidade tiveram como enquadramento a temática “Cultura e Tradições” de Nisa e do nosso país. Deste modo, procurou-se propiciar ao grupo o conhecimento da gastronomia, do artesanato, das práticas de termalismo, dos museus, entre outros tesouros que o concelho oferece e, de um modo mais alargado, conhecimentos sobre o Portugal, a nossa cultura e a nossa identidade. A Câmara Municipal de Nisa juntou-se à iniciativa, promovendo atividades como a receção ao Grupo Erasmus+ no Auditório da Biblioteca Municipal, onde foi feita uma breve apresentação do Concelho pela Sra. Vereadora da Educação, engenheira Lurdes Mendes; um passeio pela Vila; as visitas à escultura “Valquíria Enxoval” de Joana Vasconcelos e ao Museu do Bordado; a oferta de um almoço com ementa tradicional a todos os participantes, servido no Mercado Municipal e, ainda, experiências nas Termas da Fadagosa de Nisa aos nossos parceiros estrangeiros (alunos e professores).

Para um contacto mais próximo com o artesanato nisense, contou-se com a colaboração dos artesãos da terra, que, simpaticamente, partilharam as suas experiências, os seus conhecimentos e a sua arte. Na Olaria, o Sr. António Pequito e sua esposa a Sra. Joaquina Mendes dinamizaram um ateliê sobre a olaria pedrada e, os alunos e professores envolvidos puseram mãos à obra. À Sra. Denis Galucho coube a tarefa de explicar e demonstrar o que é a arte aplicada, ensinando-lhes passo a passo todo o processo criativo das suas peças.

Num âmbito um pouco mais vasto da cultura portuguesa, o professor António Policarpo partilhou os seus conhecimentos sobre o azulejo português e promoveu um ateliê, no agrupamento, para realização de azulejos pintados artesanalmente. Todos deram asas à imaginação. Como atividades culturais destacaram-se duas visitas de estudo, uma a Lisboa e outra a Aveiro e Coimbra, cidades emblemáticas da nossa identidade!

Depois desta semana “Erasmus”, certamente que todos levarão consigo as boas recordações e a riqueza das amizades construídas e que ficarão para a vida.

O dia 26 foi marcado pela apresentação dos trabalhos realizados e também de despedida. 

Desejamos a todos, alunos e professores, um bom regresso aos seus países de origem. Ficam as saudades e a promessa de reencontro!

A todos os que contribuíram para que esta semana de atividades pudesse ter sido um êxito, o nosso muito obrigado! Em particular à Câmara Municipal de Nisa, aos artesãos e, muito especialmente, às famílias do concelho de Nisa que, durante a semana de 21 a 27, contaram com mais um "filho" (ou dois) nos seus lares, bem como aos alunos e  professores do Agrupamento, envolvidos no Projeto Erasmus+ «Le Jeu de l' Oie autour de L’ Europe des Valeurs», um grande OBRIGADO, pela entrega e empenho! 

 

                                                                                                                                         Ver fotos