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Nota Informativa 31-03-2020

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Comunicação da avaliação dos alunos aos Encarregados de Educação 

2.º PERÍODO

    A emergência de saúde pública, ocasionada pela doença causada pelo coronavírus SARS – CoV-2 - COVID 19, foi qualificada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia, constituindo uma calamidade pública. A situação descrita determinou a adopção de um regime legal adequado, tendo, em conformidade, o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, cujos efeitos foram agora ratificados pela Lei n.º 1-A/2020, de 19 de março, estabelecendo medidas excepcionais e temporárias de resposta à epidemia.

     Face a este acontecimento imprevisível e excepcional, respeitando-se as orientações da Direção-Geral da Saúde, importa adoptar procedimentos a distância no cumprimento da legislação em vigor, que melhor se adequam ao processo de partilha de informação das fichas informativas de registo de avaliação do 2.º período, acautelando-se o princípio fundamental de justiça e de igualdade de oportunidades assegurando-se que nenhum Encarregado de Educação ficará sem receber os níveis/classificações dos seus educandos.

    Após as reuniões de avaliação deste período, que decorreram nos dias 30 e 31 de março de 2020,por videoconferência (plataforma zoom), salvaguardando-se a protecção de dados pessoais, informam-se os Encarregados de Educação  e alunos que irão tomar conhecimento das avaliações nos seguintes termos:

      1. Encarregados de Educação com email – A ficha informativa de registo da avaliação será enviada pelo Director de Turma para o email. O encarregado de educação deverá acusar a recepção do documento.

      2. Encarregados de Educação sem email - A ficha informativa de registo de avaliação será enviada pelo Director de Turma para o email do aluno com o consentimento do EE, por mensagem para o telefone, por digitalização/foto e envio pelo whatsApp, Messenger … ao encarregado de educação.

       3. Na impossibilidade de utilização dos meios digitais a informação será enviada por correio normal.

       4. O processo de divulgação das fichas informativas pelos DTs terá início no dia 1 de abril a partir das 16 h. A data limite da informação aos Encarregados de Educação será dia 2 de abril de 2020.

Nisa, 30 de março de 2020

O Diretor,

António Mesquita Trigueiros

Processo de Inscrição nos Exames Nacionais 2020

exames 

Orientações para o Processo de Inscriçõesnovo animado

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu orientações para a realização das mesmas, emanadas na Comunicação nº2/JNE/2020.

Desta forma, informam-se os alunos e encarregados de educação do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Nisa e procurando garantir que as famílias, incluindo os alunos autopropostos que não frequentam qualquer estabelecimento de ensino, tenham conhecimento desses procedimentos, que deverão seguir as orientações clica no Link para acesso ao documento

Link para acesso ao boletim de inscrição editável

Todas as novas indicações apresentam-se no separador lateral "Exames Nacionais 2020" assinaládas com (*)

 

 
 

NOTA INFORMATIVA – ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES LETIVAS E NÃO LETIVAS PRESENCIAIS DOS ALUNOS

       Face ao anúncio da suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais que o Governo decretou a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março de 2020, seguindo as indicações do senhor Ministro da Educação, importa delinear um conjunto de estratégias que garantam a ocupação dos alunos durante as próximas duas semanas, fomentando-se o ensino à distância, utilizando-se os recursos digitais.

       A suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, como medida para evitar a propagação do COVID-19, terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.

       Em caso de situação de suspeição ou contágio, deverão ligar para a linha SNS 808 24 24 24.

       Apesar das aulas estarem suspensas, informam-se os Encarregados de Educação que serão implementadas as seguinte medidas:

  1. Os professores disponibilizarão toda a informação (pedagógica, curricular e/ou de caráter avaliativo) que considerem pertinente, utilizando os recursos digitais com que habitualmente trabalham com os alunos (Moodle, Email da turma, Email do Encarregado de Educação, Whatsapp, Messenger...);
  2. Na comunicação entre professores e alunos, deverá ser utilizado o email ou o telefone;
  3. Recomenda-se que os alunos levem para casa os manuais escolares;
  4. Os alunos das turmas 11ºA, 11ºB e 12º AB deverão aguardar informações para a realização das inscrições para os Exames Nacionais;
  5. A avaliação sumativa do 2º período será efetuada, no período normal, com base nos elementos disponíveis neste momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação.

Nisa, 13 de março de 2020

O Diretor

António Mesquita Trigueiros

Escolas de Acolhimento

 

logo AE NIsa

covid

 

Escola de Acolhimento de Região Alentejo

Centro Escolar de Nisa

Informamos que, conforme disposto nos artigos 9º e 10º do Dec.-Lei nº10ª/2020, de 13 de março, o Centro Escolar de Nisa é a Escola de acolhimento do concelho, pelo que se encontra preparada e disponível para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A da ação social escolar, bem como acolher os filhos dos Trabalhadores de Serviços Especiais mobilizados para o serviço ou prontidão, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus.

Os interessados deverão entrar em contacto direto com a Escola de Nisa apresentando as suas necessidades. Caso a caso, o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal decidirão quais as melhores condições para dar resposta às solicitações.

A Lista atualizada das escolas de referência para acolhimento de filhos de trabalhadores de serviços essenciais, poderá sofrer alterações consoante o evoluir da situação.


          Nisa, 16 de março de 2020

O Diretor

António Mesquita Trigueiros

 

Nota Informativa COVID-19

Plano de Contingência

COVID 19 No âmbito da implementação das medidas que fazem parte do Plano de Contingência COVID 19 – Coronavírus, e de forma a minimizar possíveis situações de transmissão, informo a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Nisa que estão suspensas ou adiadas as seguintes atividades:

        Visitas de Estudo previstas no Plano Anual de Atividades (dentro e fora do país);

       Atividades do Desporto Escolar, com saídas de alunos do Agrupamento em atividades coletivas;ü  Atividades no âmbito dos vários Projetos dinamizados no Agrupamento de escolas de Nisa que impliquem deslocação de alunos a outras escolas;

  Atividades que envolvam a participação de alunos vindos de outros Agrupamentos.

 

As medidas aqui previstas são de implementação imediata e serão monitorizadas em função da evolução do COVID-19 – Coronavírus.

A evolução desta situação poderá determinar que possa haver alterações em relação ao previsto.

Durante esta fase, importa concentrar os alunos nas atividades previstas a desenvolver na escola e, em particular, na sala de aula tendo sempre presente o previsto supra.

 

 

Nisa, 11 de março de 2020

O Diretor,

António Mesquita Trigueiros

 

 

Para mais infornação, consulte o separador Plano de Contingência